Lixo tecnológico (e-lixo)
Chama- se lixo tecnológico ou “e-lixo”, tudo aquilo de aparelhagem eletrônica que usamos cotidianamente em nossas casas, trabalhos e etc. Ex. baterias de celulares, computadores antigos que passamos adiante, pilhas, relógios de pulso, televisores... e assim por diante.
A reciclagem é um ato essencial para este tipo de material, começando pela educação das crianças nas escolas, ensinando-as modos de separação, pois, estes são ensinados para as separações caseiras, ou seja, resíduos de alimentos, restos de sujeiras, e assim esquecendo dos tais “e-lixos”. Para algumas crianças os lixos são levados para o caminhão e problema esta resolvido, não entendendo todo o processo do reaproveitamento.
Estes biodegradáveis também são prejudiciais à saúde, e além de não desintegrar ao ir para o solo, causa implicações que aos poucos chegam a contaminação não só da terra, mas dos lençóis freáticos e também ao homem.
Abaixo citarei alguns metais prejudiciais:
- Cádmio: causa disfunção renal e problemas respiratórios.
- Mercúrio: causa lesões renais e cerebrais
- Chumbo: anemia e perda de memória.
- Zinco: problemas pulmonares.
Tenho em vista que os “e-lixos” irão aumentar cada dia mais, e com isso a preocupação de quem realmente se importa com o futuro do planeta e dos demais também. E para a melhoria devemos começar dês de já a implicação de idéias para todos.
E TENHO DITO!!
Ótimo, e-lixo é um termo interessante!
ResponderExcluirMan, massa o texto!
ResponderExcluirLegal a ideia do "e-lixo"... uashuahsuhas